top of page

Deixe seu Windows sempre rápido.

Atualizado: 4 de mar. de 2021

Assim que compramos um desktop ou um notebook, com o passar do tempo o Windows começa a ficar lento, isto acontece por vários motivos devido a própria utilização do equipamento por exemplo, ao inserimos dados, acessamos a internet, instalarmos aplicativos, utilizarmos periféricos, como uma impressora, uma webcam ou qualquer outro dispositivo de entrada ou saída, ou mesmo a atualização, que se faz necessários do próprio Sistema Operacional, todas essas ações irão influenciar na velocidade do computador, então, depois de algum tempo podemos observar, que o computador vai ficando com o processamento mais lento.


O que fazer? Como melhorar o desempenho do computador?


Daremos algumas dicas bem interessantes para você sempre manter seu computador com um bom funcionamento.

  1. Utilize programas originais, principalmente o Sistema Operacional e o Antivírus, um programa não oficial sempre irá necessitar de um outro programa para burlar o sistema e isso diminui a performance do computador.

  2. Instale no seu computador somente os aplicativos que você vai utilizar, quando mais dados no seu HD, mais lento seu sistema se tornará.

  3. Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado. Normalmente as atualizações ocorrem automaticamente, mas em algumas ocasiões é necessário executá-la manualmente.

Verificando as atualizações do Windows:

  • Clique na logo do Windows, ou no botão Windows do seu teclado, como podemos verificar na figura abaixo:

  • Após clicarmos em configurações, escolheremos a opção Configurações que nos remeterá a figura visualizada abaixo:

  • Ao escolhermos a opção Atualização e Segurança aparecerá a janela específica demonstrada logo abaixo:

Faça a verificação do seu disco


Algumas vezes o Windows fica lento devido a erros do sistema e do disco, alguns comandos do CMD (prompt de comando), pode ajudar a resolver este problema estes comandos visam otimizar o disco e corrigir erros profundos no sistema, mas só devem ser executados se realmente seu computador estiver visualmente lento.

Um conselho importante: Mantenha sempre um Backup dos seus dados, em uma mídia externa como um pen-drive ou em um serviço de armazenamento em nuvem, é muito importante manter suas informações seguras mantendo essas informações em outro lugar que não seja seu computador, lembre-se que o computador é uma máquina e seus componentes podem apresentar defeito sem aviso prévio.

Verificando o disco


Comando chkdsk:


Este comando tem a função de verificar o disco e corrigir os erros de sistema e entrada de dados incorretos ele não irá corrigir erros físicos nos discos mecânicos, ou seja, ele não repara setores do disco com bad block, se você possui um disco com blocos defeituosos, aconselhamos a substituição.



O chkdsk vai ser utilizado no CMD (Prompt de comando) ou no PowerShell, que é uma interface utilizada para dar acesso a vários serviços básicos do sistema operacional, devemos ter cuidado ao utilizar ou o prompt de comando ou o PowerShell, os comandos devem ser digitados com precisão, quem tiver pouca habilidade aconselha-se contratar um especialista ou então fazer as operações com bastante cuidado.


Para executarmos o comando CMD (prompt de comando) devemos digitar na barra de pesquisa situada na parte inferior da tela do Windows o comando CMD, que vai aparecer algo como mostra a figura abaixo:

Estes comandos devem ser executados no modo administrador, aparecerá a tela demonstrada abaixo:


Se escolhermos o PowerShell será apresentado a figura mostrada abaixo:

Comandos importantes:


A linha de comando do chkdsk que deve ser utilizada tanto no CMD (prompt de comando) ou PowerShell:

[chkdsk] [ /F ] [ /V ] [ / R ] [ /X ] [ /I ] [ /C ] [ /L : tamanho ] [ /perf ] [ /scan ] [ /? ]


Onde:

  • chkdsk: Será verificado a fragmentação.

  • /F: Corrige os erros do disco.

  • /V em FAT/FAT 32: Exibe o caminho completo e o nome de cada arquivos no disco, se o sitema de arquivo for NTFS exibirá mensagens de limpeza, se houver.

  • /R: Localiza setores inválidos e recupera informações legíveis (implicará /F quando /scan não for especificado).

  • /L:tamanho somente NTFS: altera o tamanho do arquivo de log para um tamanho específico, se não for especificado este tamanho exibirá o tamanho atual.

  • /X: Força a desmontagem do volume primeiro, se necessário. Então todos os identificadores abertos no volume seriam inválidos (implica /F).

  • /I Somente NTFS: executa uma verificação menos rigorosa das entradas de índice.

  • /C Somente NTFS: ignora a verificação de ciclos na estrutura de pastas.

  • /B Somente NTFS: reavalia os clusters incorretos no volume (implica /R).

  • /scan Somente NTFS: executa uma verificação online no volume.

  • /forceofflinefix Somente NTFS: esta opção dever sempre ser utilizada junto com o /scan, ignora o reparo online; todos os defeitos encontrados são enfileirados para reparo offiline.

  • /perf Somente NTFS: deve também ser utilizado juntamente com o /scan, tem a função de usar mais recursos do sistema para concluir o exame o mais rápido possível. Isso pode ter um impacto negativo sobre o desempenho das outras tarefas em execução no sistema.

  • /spotfix Somente NTFS: executa a correção de ponto no volume.

  • /sdcleanup Somente NTFS: verifica dados de dscritor de segurança desnecessário de coleta de lixo (implica /F).

  • /offilinescanandfix: Executa uma verificação e corrige no volume, ou seja, no disco.

  • /freeorphanedchains Somente FAT/FAT32/exFAT: libera todas as cadeias de clusters órfãos em vez de recuperar seu conteúdo.

  • /markclean Somente FAT/FAT32/exFAT: marca o volume como limpo quando não é detectada corrupção, mesmo que /F não tenha sido especificado.

  • /?: Lista todas as funções do comando chkdsk, com suas respectivas explicações.

Para nossa operação vamos utilizar o seguinte comando: chkdsk /R, com este comando o computador irá fazer uma varredura no sistema para localizar os setores inválidos e recuperar as informações legíveis. Conforme podemos verificar na figura abaixo:

Assim que digitamos o comando o sistema nos dará a seguinte informação:

"Não foi possível executar o CHKDSK porque o volume está sendo usado por outro processo. Deseja Agendar a verificação deste volume para a próxima vez que o sistema for reiniciado? (S/N)" devemos então responder S e assim na próxima inicialização do Windows será executado o comando.

Atenção importante: O Tempo de execução deste comando dependerá muito da situação, do tamanho, do tipo ou do problema que pode haver no disco rígido, se estivermos realizando esta ação em um notebook, é aconselhável que o mesmo esteja conectado a tomada para que o equipamento não descarregue, pois este processo não pode ser paralisado no meio, o que poderia ocasionar em falha grave no disco pesquisado.

Quando o comando encerrar o sistema irá ligar normalmente.


Comando sfc /sannow: também será utilizado no CMD (prompt de comando) ou no PowerShell, a função deste comando é reparar arquivos protegidos do Windows, e vai demorar entre 10 e 20 minutos, dependendo da situação e do tipo do seu disco.

Este comando só vai funcionar em versões do Windows 8 e superiores ele irá verificar todos os arquivos que compõe seu sistema operacional quanto a segurança e erros e serão corrigidos, desta forma qualquer alteração que foi feita no sistema, por exemplo um tema específico do desktop ele será removido e voltará as condições iniciais.

Importante: Não feche a janela do CMD (prompt de comando) ou a do PowerShell, antes da finalização do processo.

Outro comando importante para correção destes problemas é o Dism (Deployment Image Service and Management Tool), este comando só vai funcionar para versões a partir do Windows 8, ele repara arquivos corrompidos ou ausentes do sistema operacional garantindo que todos os erros sejam corrigidos, e que o sistema fique rodando perfeitamente.

Existem dois métodos para utilização do Dism, o primeiro com a seguinte sintaxe: DISM /Online /Cleanup-Image /CheckHealth, tem a função de verificar se algum arquivo do sistema está corrompido, este comando só verifica o erro mais não o corrige.

O segundo método, como podemos observar na figura abaixo, tem a seguinte sintaxe: DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth verifica e corrige os arquivos corrompidos do sistema, essa operação vai durar cerca de 10 minutos.

É muito importante que essas opções só sejam executadas se seu Windows estiver apresentando problemas no sistema ou lentidão, após a execução desses processos e o problema ainda persistir pode ser que o problema seja físico havendo então a necessidade de substituição do disco.

Vida útil dos discos rígidos


Os discos rígido mecânicos, estão entre nós a cerca de 30 anos e tornou-se uma peça fundamental no sistema pois é nele que normalmente o usuário armazena seus dados e é onde seu Sistema Operacional é instalado. Determinar a vida útil de um disco é muito difícil, pois dependerá muito da qualidade dos componentes e da utilização muitas empresas fazem testes para estipular uma vida útil destes equipamentos, mas podemos observar que um usuário que utiliza seu computador diariamente, um disco começa a presentar defeitos após 3 anos, por esse motivo devemos sempre mater cópias dos nossos dados em outro meio de armazenamento, que seja em um pen-drive quer seja em um serviço de armazenamento em nuvem.


Outras opções de armazenamento estão cada vez mais presentes na nossa vida, hoje podemos ter discos SSD (Solid State Drive) que armazena dados em microchips eliminado assim partes móveis e desta forma aumentando a performance dos discos e consequentemente a vida útil das unidades de armazenamento, mesmo assim, não nos tira a responsabilidade de fazer backup de nossas informações. Muitas vezes a substituição de um disco mecânico por um disco SSD pode representar um ganho de performance maior do que se inserir uma grande quantidade de memória no seu computador, uma vez que um disco mecânico é muito mais lendo que o SSD.


 

Dê sua opinião, quer outras dicas? Tem alguma Dúvida? Pergunte.

 

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page