top of page

5G no Brasil?


Nos últimos meses algumas empresas de telefonia brasileiras estão anunciando a internet 5G, mas calma, sempre devemos ver o que está escrito nas entrelinhas. O que vem a ser na verdade o 5G DSS que está sendo propagado ultimamente aqui no nosso país?




Verdadeiramente o que está sendo propagado nas operadoras de telefonia é o que chamamos de 5G DSS, que significa Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento de Espectro Dinâmico, é uma tecnologia que permite compartilhar a mesma frequência entre diferentes padrões, com 2G, 3G e/ou 4G, isso permite que a operadora transforme sua capacidade de forma dinâmica. Para que isto aconteça estas operadoras, atualizam seus softwares para dar suporte a tal compartilhamento.



Para utilizarmos esta tecnologia, deve-se ter um aparelho celular que comporte a tecnologia e devemos também, saber se a operadora fez a atualização de software na área da qual seu aparelho estiver sendo utilizado, caso contrário você não verá diferença alguma, segundo o site da Claro, o 5G DSS, chega a ser 12 vezes mais rápido que o 4G convencional.


Não podemos afirmar que o 5G DSS é o verdadeiro 5G, mas não vamos entrar em muitos detalhes técnicos, o certo é que o 5G DSS é uma nova tecnologia mais rápida que o 4G, podemos resumir que a rede 5G DSS não utiliza um espectro dedicado para funcionar, ela compartilha a capacidade do 4G, 3G e/ou 2G, aumentando desta forma a performance da rede, ficando assim mais rápido que o 4G.



Algumas empresas já estão vendendo aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G, mas devido a morosidade dos nosso governantes, é um risco, já que não sabemos qual tecnologia será adotada em nosso país, segundo as últimas notícias, o leilão para a implementação da tecnologia 5G só ocorrerá no primeiro trimestre do ano de 2021, mas ainda não foram revelados os detalhes deste leilão, não sabemos como será as metas de cobertura ou até mesmo o cronograma dos municípios a serem cobertos. Após o leilão as operadoras começaram a lançar suas redes com 3,5 GHz até o final de 2021. Se adotamos as mesmas atitudes dos Estados Unidos ocorrerá o banimento da empresa chinesa Huawai, o que ocasionará atrasos o início das operações, pois as empresas terão que substituir por completo os equipamentos que são servidos pela empresa chinesa.



A empresa Claro ativou a sua rede 5G DSS em julho de 2020 com cobertura inicial somente em bairros do Rio de Janeiro e São Paulo, segundo informações da própria empresa, em pouco tempo, outras localidades serão beneficiadas com esta nova tecnologia, por outro lado, a Vivo, que também ativou sua rede no mês de julho de 2020 em regiões de 8 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) afirma que a experiência 5G só será plenamente alcançada após o leilão de 2021, assim como as operadores Tim, que está implantando o 5G DSS em alguns municípios e a Oi que ativou em projeto piloto somente na Capital Federal.


Desta forma podemos concluir que o 5G DSS é uma nova tecnologia mais rápida que o 4G, mas não oferece a mesma qualidade e rapidez de serviços propostas pela futura 5G.


Quer saber como verificar a cobertura das diversas tecnologia de telefonia celular do nosso país? Acesse os links abaixo:























23 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page